Quem viaja pelo Brasil ou para o exterior há de perceber que nenhuma outra cidade tem tantos cabeleireiros e salões de beleza como a capital paulista. E é nesse tipo de estabelecimento, especialmente aqueles localizados em pequenas casas na periferia da cidade, que se faz marcante a arte comercial feita por artistas gráficos populares para salões de beleza. Criar imagens usando um aerógrafo em superfícies irregulares como as portas de aço desses salões não é nada fácil, mas muitas dessas ilustrações são bem executadas e bonitas. Em muitos desses trabalhos, porém, a falta de conhecimento técnico ou estético (e às vezes de bom senso) por parte do artista faz com que as figuras retratadas apresentem variados graus de distorção em suas feições, oferecendo um interessante contraste com a própria atividade dos salões. Da minha admiração pelo trabalho e o esforço desses artífices que muitas vezes sequer assinam suas obras, surgiu meu segundo livro de fotografias, Segunda não abre, um bem-humorado trabalho de documentação desse tipo específico de iconografia vernacular da cidade de São Paulo. O livro de 84 páginas conta com 64 fotografias feitas entre 2015 e 2020. Além das fotos, texto e progamação visual, a capa em serigrafia também foi feita por mim.
As imagens que não entraram no livro foram publicadas na conta do Instagram @segundanaoabre em atualizações diárias (exceto às segundas,claro). Atualmente, as postagens estão bem menos frequentes, pois meu estoque foi todo publicado, mas eventualmente ainda trombo com algum salão e adiciono a imagem à conta.
>>>>>>>>> R$40,00 (+R$15,00 entrega)
Para adquirir a publicação, envie um e-mail para marcelogarcia_api@yahoo.com
Fotógrafo paulistano registra grafites em fachadas de salões de beleza
Com mais de 200 fotos, Marcelo Garcia reúne parte do acervo na página Segunda Não Abre e em livro inédito.
Nessa conversa com o fotógrafo e podcaster Gabriel Cabral, falei sobre os processos de produção dos livros "Segunda Não Abre" e "Aprendendo A Morrer" e dos zines "Aparelho Produtor de Imagens", além dos conceitos que costumam guiar as formas de expressão que cada projeto pede e da busca por diálogos criativos entre imagens e textos.
Copyright © 2022 Aparelho Produtor de Imagens – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy